Faltam quatro dias para as Eleições 2016; veja as orientações do TSE

0
321

Faltam quatro dias para as Eleições 2016; veja as orientações do TSE

Por Rafael Fernando

As Eleições 2016 serão realizadas no domingo (2). A população vai eleger os próximos prefeitos e vereadores dos 399 municípios do Paraná.

Atualmente, o estado tem 7.869.450 eleitores, 5.044 locais de votação e 26.524 seções, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). São mais de 29 mil candidatos a vereador e quase 1,1 mil candidatos a prefeito no Paraná.

Segundo o TRE-PR, apenas cinco cidades podem ter o segundo turno no estado, que será realizado no dia 30 de outubro. São elas:CuritibaLondrinaMaringáPonta Grossa eCascavel.

Local de votação
No título de eleitor, estão as informações sobre a zona eleitoral e a seção de votação.

É possível verificar os locais de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para fazer a consulta é preciso informar o número do título do eleitor ou os seguintes dados: nome, data de nascimento e o nome da mãe. O resultado da pesquisa pode ser impresso.

Documento para votar
A apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia da eleição. No entanto, é preciso apresentar um documento oficial com foto, que pode ser: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

As certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas.

Justificativa do voto
O eleitor que não estiver na cidade onde vota pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a sessão eleitoral mais próxima. Também é possível apresentar a justificativa até 60 dias após a votação.

É necessário justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente.

No site do TSE também é possível imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário, em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação.