Você conhece o CRAS? Centro de Referência de Assistência Social de Clevelândia.

0
386

Nossa entrevistada de hoje é a Janaina Nayara da Silva, Coordenadora do CRAS, que na oportunidade, um pouco sobre o funcionamento do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Clevelândia.

O que é o CRAS e onde ele está localizado?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada para as famílias obterem acesso aos Programas, Projetos e Serviços do Sistema Único de Assistência Social. É uma instituição Publica, localizada prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são ofertados os serviços e benefícios de Assistência Social. Tem objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária desenvolvendo atendimento e acompanhamento ao publico que necessita desta politica publica.

Está localizado ao Bairro Estrela, Rua Major Diogo Ribeiro nº 1694 atras da escola Municipal Arnaldo Bussato.

Quais os projetos que o CRAS está em atividade atualmente?

O CRAS de Clevelândia desenvolve os acompanhamentos dos usuários da Politica Publica de Assistência Social entre as diversas categorias, faixas etárias e gênero. Essas ações são divididas em grupos de atendimentos que recebe orientações psicossociais em busca da legitimação dos direitos sociais de cada usuário e de sua família. Os participantes podem desenvolver suas potencialidades e identificar o reconhecimento de sua dignidade e cidadania. Os serviços ofertados são:

• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV com grupos de atendimento à criança e adolescente, mulheres cadastradas no Cadunico, gestantes em situação de vulnerabilidade social, idosos e pessoas com deficiência. Atualmente com oito grupos em andamento;

• Programa de Atendimento Integral a família/PAIF – Grupos de famílias que participam de reuniões no bairro e localidades; 

• Programa Família Paranaense com o acompanhamento de cem famílias, Programa intersetorial pactuado pelo Governo Estadual.

• SCFV- Atendimento a domicilio, destinado ao idoso e a pessoa deficiência em situação de isolamento social, devido suas limitações ou condições sociofamiliar.

• Desenvolve todas as campanhas Preventivas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que desenvolve o trabalho junto à população na erradicação das situações de violação de direitos.

• Atendimento ao Cadastro Único: destinados às famílias que residem nas proximidades do CRAS, podem estar realizando a manutenção das suas informações sociais junto ao Governo Federal e ter acesso aos Programas Sociais existentes, conforme suas condicionalidades.

• Atendimento e encaminhamento a Benefícios Assistenciais: Atendimento com profissionais Assistente Social e Psicólogo, que avaliará a sua necessidade e demanda.

Obs: É importante ressaltar que os atendimentos de Assistência Social são considerados serviços essenciais e que não houve paralização dos atendimentos e acompanhamentos das famílias na época da Pandemia. Houve neste período o reordenamento das ações executadas a fim de evitar a contaminação e contagio da população conforme Decretos Municipais e Estaduais. As intervenções e atendimentos presencias estão ocorrendo normalmente em casos específicos e emergenciais no horário das 07:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00 horas. Trabalhamos com busca ativa e agendamentos. Os acompanhamentos dos grupos estão ocorrendo de forma remota, com a inclusão dos aplicativos e programas digitas. Porem, já estamos programando a volta das atividades grupais que deverão ocorrer gradativamente.

Foto de Julho de 2019

Como nós cidadãos clevelandenses podemos ajudar o CRAS?

A comunidade pode auxiliar o CRAS divulgando e apoiando os trabalhos executados, conhecer as atribuições que exercemos perante as famílias Clevelandenses, participando das Campanhas de Prevenção e encaminhando a equipe técnica, as necessidades e demandas encontradas na comunidade.

Em meio a pandemia, como está sendo os atendimentos na unidade?

Por último e não menos importante, deixe a sua mensagem para todos!

A dignidade, o respeito e a superação das dificuldades começam em você e através de suas atitudes. Seja você também um garantidor de direitos e auxilie a sua família e a sua comunidade a ter acesso direto aos serviços e programas existentes. Estamos à disposição para garantir a sua cidadania, os seus direitos sociais e o fortalecimento dos vínculos familiares. Conte conosco e participe!

Telefone Institucional para atendimento com WhatsApp : (46) 3252 2092

Fonte: Janaina Nayara da Silva/Coordenadora do CRAS.