Detentos são Premiados em concurso de contos de Natal

0
1206

Houve o primeiro concurso de contos do sistema prisional paranaense, foram 610 participantes e Doze contos finalistas foram selecionados em todo o Estado.

O concurso foi com o intuito de motivar a produção textual do gênero e desenvolver habilidades de leitura e escrita dos detentos e promovido pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Marcelo Almeida Cultura (MAC).

O concurso foi desenvolvido em duas etapas, fase regional e estadual.

A primeira delas passou com a seleção de cinco contos de cada um dos nove Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que operam nas unidades penitenciárias. Após, os 45 contos premiados nas etapas regionais concorreram na etapa estadual, que elegeu os doze melhores contos do concurso.

Uma das premiações organizadas em edital e uma das mais esperadas pelos concorrentes foi a visita especial de Natal, que possibilita que os presos participantes classificados nas etapas regionais, sendo esses os cinco primeiros, ganhassem a visita de cinco familiares ao mesmo tempo.

Obs: No sistema prisional é permitida a entrada de até dois familiares por visita.

A outra premiação prevista, se encaixa na publicação de um livro digital com os doze contos finalistas, a divulgação dos textos premiados em jornal impresso, certificados, camisetas e livros de literatura. 

A coordenadora de educação do Depen, Glacelia Quadros, explicou que o tema foi selecionado para motivar relações harmônicas neste final de ano, então, relata “É um período delicado nas unidades penais, já que muitos presos não recebem visita da família. Com o concurso queremos incentivar a reflexão e a busca do sentindo autêntico do Natal”.

 O concurso foi composto pelos presos que integram o Projeto de Remição de Pena pela Leitura ou aqueles que estão matriculados na Educação Básica.

As inscrições foram realizadas por regiões, por meio dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que trabalham nas unidades penitenciárias.

A premiação ocorreu entre os dias 15 e 22 de dezembro.

Fonte: Governo do Paraná.