OPERAÇÃO REINTEGRAÇÃO DE POSSE DA FAZENDA RONDA EM MANGUEIRIHA PR

0
388

A operação de reintegração de posse na Fazenda Ronda iniciou-se com uma reunião na sede do 3º BPM às 3 horas da manhã em Pato Branco. Nessa reunião, o Comandante da Operação, 1º Ten. QOPM Benjamin, pode repassar aos policiais militares as informações necessárias para o desencadeamento da operação.
Com o apoio de Policiais Militares do 3º BPM, BPFron, 6º BPM, 14º BPM, 19º BPM, 21º BPM, BPRv, BPAmb e 2º SGBI, o efetivo total empregado foi de 132 Policiais Militares, operando em 29 Viaturas. A necessidade de um grande efetivo se deu em virtude da grande quantidade de famílias invasoras que estavam morando no local, bem como a disposição geográfica das residências, as quais estavam extremamente longe umas das outras e que somavam mais de 20 habitações. Além dos policiais militares, estiveram presentes também dois Oficiais de Justiça da Comarca da Mangueirinha.
Ao amanhecer do dia 4, os Policiais Militares iniciaram a reintegração de posse realizando a negociação da devolução dos locais de invasão. Felizmente não houve resistência e a entrega dos terrenos invadidos foram realizadas integralmente de forma pacífica.

➡Como resultado da operação, temos a apreensão de:
– 4 Armas de fogo, sendo: 2 espingardas de cal. .36, 1 espingarda cal. .32 e 1 garrucha cal. 22 fabricação caseira;
– 1 Espingarda de ar comprimido cal. 5.50;
– Munição de calibres diversos;
– Material para fabricação de munição;
– 1 Papagaio sem registro;
– 2 Motoserras;
– 1 Motor elétrico;
– Material de caça diverso

➡ 4 indivíduos presos
➡ 1 termo circunstanciado de infração penal

➡As mais de vinte famílias invasoras foram retiradas integralmente do local, tendo sido devolvida a posse do terreno ao seu proprietário legal, conforme determinação judicial da Comarca de Mangueirinha. Foi disponibilizado pelo proprietário do imóvel caminhões para a realização do translado dos pertences das famílias invasoras (como animais e móveis) e a prefeitura de Mangueirinha disponibilizou um local para a guarda dos móveis.